O processo de candidatura para estudar em Portugal encontra-se regulamentado pela lei do ensino superior do pais. Todos os candidatos internacionais deverão demonstrar estar habilitados a estudar no ensino superior no seu pais.
Colômbia
Acesso a Licenciatura e Mestrado Candidaturas com o Exame Nacional da Colombia. Os estudantes colombianos que realizem o Exame do Estado, pelo Instituto Colombiano de Avaliação da Educação (ICFES), podem apresentar sua candidatura ficando normalmente isentos de exames de acesso programados pelo Concurso de Admissão e Admissão para Estudantes Internacionais tanto para licenciatura como para mestrado integrado.
O Exame do Estado do ICFES é considerado como um requisito fundamental para que o estudante colombiano fique isento de fazer os exames nacionais de admissão.
Candidaturas sem o ICFES
Os estudantes colombianos que não tenham realizado com sucesso o ICFES podem igualmente apresentar candidatura, desde que façam os testes obrigatórios de admissão. Neste contexto a grande maioria das universidades em Portugal tem um programa pré-universitário, Ano Zero, que preparam os estudantes para esses exames.
contacta-nos!
Cuba
Graus Universitários e Mestrados
Os estudantes cubanos detentores do Exame de Admissão, do Ministério de Educação Superior (MES) de Cuba, com uma nota mínima de 600/1000 pontos, podem apresentar sua candidatura e, normalmente, em algumas universidades, estão isentos dos exames de acesso previstos para o Concurso de Ingresso. acesso e admissão de estudantes internacionais a licenciatura e mestrado integrados.
Candidaturas sem exame de admissão
Todos os estudantes cubanos sem exame nacional de acesso deverão apresentar candidatura, com o pressuposto que irá realizar os exames de admissão obrigatórios. Para os estudantes que desejem, a grande maioria das universidades em Portugal possuem programas preparatórios ou de Ano Zero, para essas provas.
contacta-nos!
Argentina
Este regime de admissão à Universidade na Argentina é muito original, já que é praticamente único no mundo. Por lei, todos alunos do secundários podem inscrever-se livre e sem restrições na licenciatura que desejarem.
Todos os estudantes argentinos deverão apresentar candidatura, com o pressuposto que irá realizar os exames de admissão obrigatórios. Para os estudantes que desejem, a grande maioria das universidades em Portugal possuem programas preparatórios ou de Ano Zero, para essas provas.
contacta-nos!
Costa Rica
O processo de entrada para a Universidades na Costa Rica depende do modelo adotado por cada universidade.
Todos os estudantes da Costa Rica que desejem estudar em Portugal realizar a inscrição de duas formas:
- demonstrar foi admitido para estudar numa licenciatura (afim com aquela que deseja estudar em Portugal). Para tal, deverá registrar-se e realizar o exame requerido por uma universidade da Costa Rica. Com este documento, algumas universidades em Portugal admitem diretamente o aluno para as suas licenciaturas ou até mesmo para mestrado integrado.
- apresentar candidatura, com o pressuposto que irá realizar os exames de admissão obrigatórios. Para os estudantes que desejem, a grande maioria das universidades em Portugal possuem programas preparatórios ou de Ano Zero, para essas provas.
contacta-nos!
Peru
No Peru, não existe exame nacional de acesso ao ensino superior. Cada universidade especifica seus próprios requisitos. A Pontifícia Universidade Católica do Peru, por exemplo, tem seu próprio exame denominado Avaliação de Talentos e, ao mesmo tempo, determina que os dois primeiros graus das escolas do país entrem se atingirem pelo menos 500 pontos. Por outro lado, a Universidade Nacional de Engenharia (UNI) estipula uma semana de vários testes: matemática, física e química e, finalmente, uma avaliação de ciências sociais.
Todos os estudantes peruanos que desejem estudar em Portugal podem apresentar a sua candidatura de duas formas:
- Demonstrar que foi admitido para estudar numa licenciatura (afim com aquela a que deseja estudar em Portugal). Para tal, o estudante deverá inscrever-se e realizar o exame numa universidade peruana. Com esse documento certificado, existe a possibilidade de algumas universidades em Portugal o admitirem diretamente nos seus cursos de licenciatura ou até mesmo em mestrado integrado.
- Formalizar uma candidatura, com o pressuposto de realizar os testes de admissão obrigatórios. Para os estudantes que desejem, a grande maioria das universidades em Portugal possui programas preparatórios ou de Ano Zero, para esses exames.
contacta-nos!
Chile
O sistema de ensino superior do Chile é reconhecido em toda a América Latina como de alta qualidade.
O processo geral de admissão no qual a maioria das instituições de educação superior chilenas se baseiam consiste na Prova de Seleção Universitária (PSU). Exame usado no ensino superior chileno para permitir que os alunos acedam aos cursos superiores de licenciatura. É utilizado pelas instituições pertencentes ao Conselho de Reitores das Universidades do Chile (CRUCH)
O PSU pode também é complementado por outra variável considerada pelas universidades - Notas do Ensino Médio (N.E.M.).
Os estudantes peruanos que possuam a PSU podem apresentar sua candidatura para candidatura, e estão normalmente isentos de fazer os exames de acesso para o Concurso de Admissão e Admissão para Estudantes Internacionais aos graus de bacharel e mestrado integrados.
contacta-nos!
Equador
O acesso à universidade no Equador baseia-se apenas num exame de admissão "Ser Bachiller" – consiste na fusão entre o exame ENES (Exame Nacional para o Ensino Superior) e o Ensino Médio (bachillerato) unificados a partir do segundo semestre do ano letivo de 2016-2017. Este exame é organizado pelo Sistema Nacional de Nivelación y Admisión (SNNA).
O Exame Ser Bachiller é um teste de conhecimento e aptidão académica, nos seguintes domínios: Matemático, Linguístico, Científico, Social e Aptidão Abstrata.
O exame permitirá que o aluno não apenas obtenha seu diploma de bacharel (secundário), mas também tenha acesso a estudos de ensino superior em: universidades, politécnicos, institutos técnicos e tecnológicos, assim como nos conservatórios equatorianos.
contacta-nos!
México
As universidades do sistema de educação superior do México estabelecem seus próprios critérios de admissão. Significa portanto que as mesmas têm autonomia suficiente para decidir quais requisitos que exigem aos alunos candidatos para que se possam matricular nos seus cursos.
O Centro Nacional de Avaliação (CENEVAL), coordena, emite o organiza um exame a nível nacional: EXANI-II (Exame Nacional de Renda para o Ensino Superior). O EXANI-II, é um teste de aptidões e conhecimentos adotado pela grande maioria das instituições de ensino superior.
As universidade que requerem aos candidatos o EXANI-II no seu processo de admissão, solicitam normalmente o serviço prestado pela CENEVAL mas segundo as regras internas da própria universidade (são estas que estabelecem as datas e local do exame, custos ou período de inscrição).
Em geral, as datas estabelecidas para o EXANI-II são durante os meses de maio e junho, mas isso dependerá sempre de cada universidade. Existem outros exames de admissão que muitas instituições aplicam, mas são específicos de cada centro, contando com suas características específicas de acordo com os critérios de cada estabelecimento.
contacta-nos!
Panamá
As universidades do sistema de educação superior do Panamá estabelecem seus próprios critérios de admissão. Significa portanto que as mesmas têm autonomia suficiente para decidir quais requisitos que exigem aos alunos candidatos para que se possam matricular nos seus cursos.
Por exemplo a Universidade do Panamá exige a realização de uma prova psicológica, posteriormente os candidatos terão uma prova para aferir as capacidades académicas e depois uma prova de conhecimentos gerais. Há outras universidades que exigem também prova de inglês.
Os estudantes, caso concluam com sucesso esta fase, recebem um certificado de admissão na instituição a que se candidata.
contacta-nos!
Bolívia
Os estudantes da Bolivia que desejem estudar em Portugal apenas terão que concluir o ensino secundário e realizar um exame de acesso à universidade portuguesa. Este exame será disponibilizado na Bolivia em data a anunciar.
contacta-nos!
porquê Portugal
Agarra o teu Futuro!
Junta-te a uma comunidade de mais de 300.000 alunos!